✈️Cineasta Brasileiro que Documentou Tragédia da Chapecoense Morre em Queda de Avião

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma trágica queda de avião na terça-feira (23) vitimou o cineasta brasileiro Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, conhecido por documentar a tragédia da Chapecoense. O acidente ocorreu na zona rural de Aquidauana, no Pantanal do Mato Grosso do Sul, e também levou a vida de outros profissionais talentosos.

🎬 O Legado de Luiz Ferraz

Luiz Ferraz era sócio da Olé Produções e deixou um importante legado no cinema documental brasileiro. Sua obra mais conhecida foi a série "Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia", produzida pela Pacha Films para a WBD/HBO.

Esta produção, que retratou o acidente aéreo de novembro de 2016 que vitimou jogadores e comissão técnica da Chapecoense, além de jornalistas, foi indicada ao Emmy Internacional, consolidando o talento do cineasta.

Outro trabalho destacado de Ferraz foi a direção da série "To Win or To Win", que contava a história do time Al Nassr FC.

😢 Outros Talentos Perdidos

O acidente também vitimou outros profissionais de destaque:

  • Rubens Crispim Jr: Dono da produtora Posei'dos, especializada em filmes de arte. Seu longa "O Bixiga é Nosso!" venceu o prêmio de Melhor Filme pelo Público na Mostra Ecofalante 2024.
  • Kongjian Yu: Arquitetoe urbanista chinês considerado um dos maiores do mundo. Os cineastas estavam gravando um documentário sobre sua obra.
  • Marcelo Pereira de Barros: Piloto e proprietário da aeronave.

🔍 Investigação do Acidente Aéreo

O avião envolvido no acidente era um Cessna prefixo PT-BAN, fabricado em 1958 e adquirido em 2015 pelo piloto Marcelo de Barros. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave:

!
Tinha registro para serviços aéreos privados, mas não tinha autorização para táxi aéreo
!
Capacidade para um tripulante e três passageiros
!
Habilitado apenas para operação diurna
!
Certificado de Aeronavegabilidade válido até 9 de dezembro

📋 Histórico Problemático da Aeronave

O avião envolvido no acidente já tinha um histórico complicado. Em 2015, foi apreendido e ficou quase quatro anos sem operar devido ao transporte irregular de turistas.

Na mesma operação que apreendeu esta aeronave, as autoridades interditaram 46 aeronaves (a maioria da categoria agrícola) e fecharam uma oficina clandestina de manutenção de aviões. O Cessna só foi liberado após cumprir as exigências da Anac.

🕵️ Investigação em Andamento

Equipes da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, incluindo peritos criminais, estão no local para coletar dados preliminares. A investigação conta com o apoio do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado e da Delegacia de Polícia de Aquidauana.

🌟 Legado Cultural

"A Olé Produções confirmou as mortes em suas redes sociais, lamentando profundamente a perda de talentos que tanto contribuíram para a cultura e o audiovisual brasileiro."

O que você achou do trabalho desses cineastas brasileiros?

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato